quarta-feira, 23 de março de 2011

Regulamento Troféu Hélcio Brasileiro de Pólo Aquático Sub-19


Fortaleza, 16 de março de 2011.



REGULAMENTO


Cap. I – DA INSCRIÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Art.1 – Poderão participar da competição os atletas  nascidos no ano de 1992 ou acima não precisando ser federados a qualquer instituição responsável pelo esporte em seu respectivo estado. O valor da inscrição será de R$ 150,00 reais por equipe e deverá ser efetuado até dia 15 de abril de 2011. Cada time poderá inscrever mais de 13 atletas, porém apenas 13 poderão jogar em cada partida.

§ Único – O pagamento referente as inscrições deverão ser efetuados mediante depósito bancário (Ag. 2903-3, Conta: 39039-9. Banco do Brasil, Jefferson de Sousa Lima) até a data estabelecida e o comprovante deverá ser escaneado juntamente com os RG’s de todos os atletas e enviados via e-mail ( ed.jeffersonlima@gmail.com ).

Art.2 – Cada equipe deverá apresentar a mesa de controle com no mínimo de 20 min de antecedência, a relação nominal contendo o nome dos 13 atletas que participarão da partida.

§ Único – A relação dos 13 (treze) atletas que participarão do jogo, não poderá ser alterada depois de entregue na mesa de controle.

Art.3 - Só será permitida a entrada no recinto da piscina (piscina de aquecimento, piscina de jogo e área de arbitragem) das pessoas autorizadas. Cada equipe só poderá entrar na área da piscina de jogo com treze atletas e mais as três pessoas que poderão permanecer no banco de reservas. Somente poderá se comunicar com os jogadores na água o técnico responsável pela equipe.

Art.4 – A tabela de jogos, local, horário, relação dos árbitros e outros oficiais, deverão ser rigorosamente respeitados por todos os participantes e pelos responsáveis da organização sede que tem a responsabilidade da organização dos meios físicos para o correto cumprimento das regras e jogos do Evento. A tabela e escala de árbitros será divulgada no dia 18 de abril de 2011.


CAPÍTULO II - DOS LOCAIS DE COMPETIÇÃO E APLICAÇÃO DAS REGRAS DO JOGO.

Art.05 - Os jogos serão realizados no Parque Aquático do clube Náutico Atlético Cearense. A competição terá seu início no dia 29 de abril e terá seu fim no dia 1 de maio. Será disputada em 4 etapas sendo 1 etapa na sexta dia 29 de abril (noite), duas etapas no sábado dia 30 de abril (manhã e tarde) e uma etapa no domingo dia 1 de maio (manhã).

Art.06 – As toucas, sungas e uniformes em geral, são de exclusiva propriedade e responsabilidade de cada equipe participante, devendo estar todos de acordo com as Regras vigentes da FINA, porém a organização do evento estará disponibilizando dois jogos de toucas para uma eventual equipe que precisar utilizar.

Art.07 – Todos os jogos deverão ser realizados de acordo com as Regras vigentes da FINA para o masculino júnior.

CAPÍTULO III – DA DISPUTA

Art. 08  - A forma de disputa da competição será formulada após a confirmação de todas as equipes. A organização do evento deverá tomar a decisão onde as equipes joguem entre si uma maior número de vezes possível.

Art. 09 – Os critérios para desempate, no caso de duas ou mais equipes obtiverem igualdade de pontos, obedecerá  a seguinte ordem:

- Confronto direto (quando o empate for entre duas equipes), permanecendo o empate, saldo de gols, contando, a partir daí, resultado de todos os jogos.

Acima de 02 equipes saldo de gols (somente entre as equipes envolvidas na disputa). Permanecendo o empate passa a ser considerado:

ü Maior número de gols marcados
ü Menor número de gols sofridos
ü Tiro de Penalty

Art.10 – A tabela oficial dos jogos será confeccionada assim que tivermos em mãos a confirmação de todas as equipes, será divulgada no dia 18 de abril de 2011 juntamente com a escala de árbitros.


CAPÍTULO IV – DAS EQUIPES E APRESENTAÇÃO

Art.11 – As equipes poderão adentrar na piscina de jogo após o término do 3º quarto do jogo anterior, sem a utilização de bolas e toucas. As equipes (ATLETAS) deverão estar prontas para apresentação, no mínimo identificadas pelas toucas, assim que acabar o jogo anterior, atendendo a chamada do Oficial do Jogo, ainda na piscina de aquecimento. A entrada na piscina de jogo para aquecimento deverá ser feita imediatamente após o término da partida anterior, com exceção feita sempre ao primeiro jogo de cada rodada, quando as equipes poderão já aquecer na piscina de jogo.

§ Primeiro: O tempo de aquecimento será de 10 (dez) minutos e começará a contar a partir do término do jogo anterior.

§ Segundo: As pessoas listadas pelas equipes (no máximo 3 em conformidade com a Regra da FINA), deverão permanecer no banco de reservas.

Art.12 – A Mesa de Controle fará a apresentação das equipes durante o aquecimento, mencionando o número da touca, o nome correspondente e quando possível a função na equipe. (goleiro, defesa, centro, atacante), destacando por último o capitão da equipe.

Art.13 – A Mesa de Controle ao registrar um gol deverá anunciar o número da touca e o nome do artilheiro, mencionando o nome pelo qual o atleta é conhecido.

§ Único – Caso não haja placar eletrônico, ou por qualquer motivo o mesmo não estiver funcionando, sempre que ocorrer um gol a Mesa de Controle será obrigada há fornecer o placar e tempo que falta para encerramento do  quarto ou da partida. Em caso de ausência de placar eletrônico, a mesa sempre informará os 10 segundos finais de tempo de ataque.

CAPÍTULO V – DAS AUTORIDADES DO EVENTO

Art.14 – Os Juízes do Jogo serão as autoridades máximas da partida cabendo-lhe as decisões finais.

Art.15 – O mesário do Jogo presidirá a Mesa de Controle, dando total apoio à arbitragem no controle das incidências contrárias às Regras que possam ocorrer no recinto da piscina.

Art.16 – A indicação da arbitragem será feita pela organização do evento assim que tivermos uma posição mais concreta quanto à disponibilidade de árbitros.

Art.17 – As funções e a autoridade do árbitro começam no momento que seu nome seja divulgado pela Comissão de Arbitragem, designando-o para uma partida e, terminarão com a entrega da súmula do jogo ao mesário do jogo, devendo-lhe ser dispensado, no exercício de suas funções, o máximo respeito e consideração por partes das entidades participantes. Aos árbitros e demais oficiais serão atribuídas à direção técnica e disciplinar dos jogos, competindo-lhes, no exercício de suas funções

Art.18 - Durante o desenrolar do jogo, o árbitro é considerado autoridade máxima, sendo determinantemente vedado qualquer pessoa interferir na sua atuação e permanecer no local que lhe é reservado. O mesmo se aplica aos bandeirinhas e mesários.

Art.19 – Todas as autoridades designadas deverão estar presentes no local do jogo, até meia hora antes da hora marcada para seu início.

CAPÍTULO V – DAS PENALIDADES

Art.20 – Todo atleta que for excluído do jogo, sem direito a substituição por ter cometido um ato de brutalidade, (de acordo com a definição da regra WP 22.9, da FINA) estará automaticamente suspenso da próxima partida em que sua equipe vier a participar, porém se a arbitragem junto à organização do evento assim julgar, dependendo da gravidade do ato, este atleta poderá ser punido com exclusão total do restante do campeonato.

Art.21 – Todo membro da comissão técnica, que estiver participando do jogo, sentado no banco de reservas, que for excluído do jogo após receber um cartão vermelho estará automaticamente suspenso da próxima partida em que sua equipe vier a participar.


Art.22 – A equipe que não estiver alinhada na piscina de jogo na hora estipulada pela Tabela Oficial do evento, publicada pela organização do Circuito, será declarada perdedora por WO após um intervalo de no máximo de 15min de espera. Neste caso, o placar do jogo será de 5 x 0 a favor da equipe presente.

Art.23 – Toda equipe que perder um jogo por WO, tendo a mesma já disputado pelo menos um jogo na competição, será automaticamente eliminada do evento, salvo se a ausência  da equipe for motivada por impossibilidade meteorológica (tempestades, enchentes, catástrofes, etc.) ou por problemas com transporte que a organização do evento venha a analisar.


CAPÍTULO VIII – DA PREMIAÇÃO

Art.24 – Serão premiadas as 3 ( três ) primeiras equipes classificadas, recebendo medalhas representativas de Ouro, para o Campeão, de Prata, para o Vice-Campeão e de Bronze, para o Terceiro Colocado. O Capitão(ã) de cada equipe receberá os troféus correspondentes ao terceiro, segundo e primeiro lugar.

Art.25 – Serão concedidos Troféus:
Ao goleiro menos vazado e, ao artilheiro da competição, além de troféu para o melhor jogador da competição.

CAPÍTULO IX - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art.26 – Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela organização do evento junto a representantes do demais times presentes na etapa do Circuito.

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