terça-feira, 1 de março de 2011

Entrevistas com Vanja Udovicic



Ao entrar no blog Potóff Water Polo News vi uma reportagem com um dos melhores jogadores do mundo da atualidade, se não o melhor. Achei interessante e transcrevi abaixo para o conhecimento de todos. Udovicic ainda é muito novo e tem muita estrada pela frente. Coloquem o nome dele no google e vejam um pouco do que esse cara é capaz!

O site waterpoloworld publicou uma entrevista com o craque da seleção da Sérvia, Vanja Udovicic. Udovicic, que esse ano completará 29 anos (ele é de 1982), é considerado por muitos como o melhor jogador da atualidade. Na atual temporada, ele trocou o super time do Pro Recco, da Itália, pelo Mladost Zagreb, da Croácia.
Abaixo, uma tradução da entrevista. Para ler no original, em inglês, clique aqui.



Olá, Vanja. Como vai?

Muito bem, obrigado. Na medida em que estou saudável e cheio de energia, me sinto bem e preparado para novos desafios.


Você já está há algum tempo em Zagreb, como tudo está indo? Da maneira que você esperava?

Sim, tudo está bem. Gosto da frase que diz que construímos nosso futuro no presente. Portanto, no dia que assinei meu contrato com o Mladost, estava construindo meu futuro próximo.


O Mladost alcançou as quartas-de-final da Euro Liga e caiu num grupo difícil. Como você vê as chances de título?

O Mladost é um clube com longa tradição, profissional, com um alto nível de treinamento e bons jogadores, nossas intenções são altas e estamos prontos para o desafio. Todos os clubes que alcançaram as quartas-de-final têm o mesmo objetivo, chegar ao Final Four. Depois, tudo é possível entre essas quatro potências.


O Mladost perdeu a Liga Croata para o Jug na temporada passada, numa final tensa. Agora que o Primorje se reforçou com os irmãos Varga e Xavi Garcia, como você vê a Liga Croata na atual temporada?

A Croácia possui vários clubes ambiciosos, o que se torna um belo desafio. Todos têm seus planos e suas políticas... Todos contrataram jogadores para aumentar sua força na Liga Croata e planejar seus objetivos.


Como você vê a sua saída do Pro Recco? Algum ressentimento?

Eu sou um profissional e não há ressentimentos. O Pro Recco foi o clube aonde consegui maior sucesso, aonde venci a Euro Liga, a Liga Italiana, portanto, não há lugar para lembranças ruins. Agora estou no Mladost, e eu não costumo olhar para trás, mas para frente.


Por que motivo você assinou com o Mladost e não, por exemplo, com o Partizan?

Repito, eu sou um profissional. O Mladost me ofereceu as garantias e as condições que eu pedi, nós temos os mesmos objetivos, é simples assim. Um profissional de algum outro esporte ou nos negócios, teria tomado a mesma decisão. Muitos executivos famosos trocam grandes companhias para alcançar novos projetos, novos desafios ou novos mercados. No momento, esta é a melhor solução.


Você tem uma variedade enorme de chutes que quase sempre enganam os goleiros. Este estilo é algo que você aprendeu ou é uma questão de talento?

É a combinação de talento com vários anos de treinamento, jogos e autoconfiança. Talvez essa seja minha receita secreta.


Você é considerado o melhor jogador da atualidade. Você já ganhou praticamente tudo, menos uma medalha de ouro Olímpica. Qual a importância dessa medalha agora?

Toda medalha é importante. Claro que uma medalha Olímpica é a coroação de um ciclo de 4 anos e, evidente, minhas ambições são altas. Porém, não gosto de prometer nada. Só posso prometer que vou dar meu máximo e alcançar o que der para ser alcançado.


Dizem muitas coisas sobre o futuro do pólo sérvio. Como você vê esse futuro e quais mudanças você acharia necessárias?

O polo sérvio é uma escola fenomenal, muita gente experiente, especialistas, craques, um grande potencial... O problema são os poucos recursos financeiros. O Estado e as empresas investem pouco, e esse problema financeiro acaba refletindo nas condições dos clubes e na possibilidade de crianças praticarem em piscinas públicas ou privadas. Como sou otimista, acredito que esses problemas serão solucionados no futuro, para continuarmos com nossa tradição de sucesso.

Nenhum comentário: