segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Norte-nordeste Adulto - Finais

Grito de Guerra do Náutico
Ontem na grande final do Norte-nordeste adulto de Pólo Aquático aconteceu o mais provável, a equipe do Amazonense A se tornou campeã e nós ficamos com o vice-campeonato e com vaga assegurada na Liga Nacional de Pólo Aquático a ser realizada em Jundiaí-SP.

A leitura do jogo foi bem simples, ou seja, enquanto tínhamos preparo físico pra jogar, o jogo ficava equilibrado, é tanto que o primeiro quarto foi 0x0 e o segundo somente no fim que a equipe de Manaus conseguiu abrir 3 gols de vantagem com 4x1. Do terceiro em diante, nosso time não aguentou mais o ritmo e o time do Amazonense fechou em 10x1, ou seja, o cansaço bate, os músculos não respondem mais e por fim a cabeça para de pensar com eficiência. Com certeza a vinda dos dois jogadores estrangeiros fez muita diferença em favor deles, principalmente pelo atleta argentino (Ramiro) ter anulado nosso jogo de centro. O outro atleta estrangeiro, o americano Jacob, também é um excelente jogador, fez gols na gente, mas do ponto de vista tático não anulou tanto o nosso jogo quanto o argentino. Com certeza a vinda desses jogadores foi muito boa para o time do Amazonense A, mas somente pra eles, pois para o evento, criou um desnivelamento muito grande o que tirou muito a competitividade do evento, que ao nosso modo de pensar e refletir o pólo aquático, foi um tanto desnecessário, já que sabemos a qualidade, compromisso e empenho dessa equipe de guerreiros do Amazonense, que principalmente dentro de casa e com o apoio da torcida, iriam conquistar a vaga pra Liga de qualquer jeito. Mas não vamos estender esse assunto, pois ninguém burlou qualquer regra, tudo que foi feito estava previsto em regulamento, mas nós, como outros representantes de outras equipes, não achamos essa iniciativa legal pro evento em si, que tem em 100% dos times participantes, jogadores masters treinando e times que tem muita dificuldade de treinar, se preparar e viajar pra disputar um evento desses! Sem os gringos teríamos vencido? Hoje com o preparo físico do time de Manaus seria bem provável que não! Mas talvez sim, como aconteceu em 2011, onde nosso time não era melhor mas fez uma partida perfeita taticamente! Isso é pólo aquático e tudo pode acontecer.

Time do Náutico vice-campeão NNE Adulto
Amazonense A 10 Náutico 1
(0-0, 4-1, 4-0, 2-0)


Gols da partida:  Amazonense - Ramiro (2), Ítalo (1), Gabriel (1), Jacob (3) e Frederico (1).
Náutico: Marretóviks (1).

Com a relação a nossa preparação, esse ano foi bem conturbado. Apenas em setembro jogamos nosso primeiro evento do ano. Em junho treinamos muito pra jogar o NNE sub-21 que simplesmente não ocorreu por falta de times e de lá pra cá, muitos de nossos jogadores tiveram dificuldades de treinar, seja por causa de faculdade, trabalho ou falta de comprometimento, fatos que não existiam num passado próximo. Então saímos daqui com a certeza do favoritismo da equipe do Amazonense, com a presença ou não de "gringos", pois sabemos o quanto o professor Mike Morais é competente e sabe motivar sua equipe em eventos dentro de casa, é tanto que deixei bem claro ainda em Fortaleza que a final seria Amazonense + outro time e nós teríamos que ralar pra ser esse outro time. Por tanto, nosso objetivo era a Liga Nacional, e saímos do evento com a sensação de dever cumprido e com certeza que fizemos o melhor que podíamos levando em consideração a preparação prévia para o evento. 

Time Náutico Adulto 2013
Agora é treinar, rever alguns conceitos de time e compromisso, avaliar que nosso rival se encontra em melhores condições que nós desde 2011 (mesmo quando vencemos o evento) ver a possibilidade de empréstimo de jogadores e ir pra Liga tentando melhorar o que ficou pra trás! Nosso time jogou esse evento muito mais com o que tinha adquirido de lastro nesses 6 anos de história do que com os treinos realizados neste ano, isso é o lado bom de termos "metido as caras" em eventos nacionais desde 2009, aprendemos muito e isso não se esquece em apenas um ano ruim de treinos. Parabéns aos meus atletas, nós sabemos o quanto é sofrido uma viagem pra Manaus, tanto do ponto de vista financeiro (mais caro que um brasileiro no eixo RJ/SP), do ponto de vista climático e do ponto de vista da torcida contra. Por isso, sempre que podemos, nem que seja um pouquinho, nós curtimos um pouquinho com os nossos rivais, mesmo sabendo que no outro dia, ficaremos no paredão prontos pra sermos "fuzilados" com palavras de "conforto" da torcida local, mas isso é a graça do esporte e isso, infelizmente não conseguimos copiar em nossa casa. Mais um ponto positivo pro pessoal de Manaus, que fazem da piscina um verdadeiro caldeirão que nunca vi em nenhum outro lugar do Brasil onde já competimos!

Há 5 anos o Náutico participa desse evento e o retrospecto é muito favorável:
2009 - 4° colocados
2010 - campeão (junto com Santa Maria)
2011 - campeão
2012 - terceiro lugar
2013 - vice-campeão 

Nenhum comentário: