sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Significado de Atleta. Por Jefferson Lima

Significado de Atleta

Bom, estou aqui para falar de um tema que muitos são conhecedores e que alguns acham que entendem, mas que precisam saber realmente o significado dessa palavra que é tão forte que tem tantos sinônimos, e que faz muita gente dedicar uma vida inteira. Resolvi então recorrer ao “pai dos burros”, o dicionário, para então tentar descrever o real significado dessa importante palavra. Segundo dicionário, Atleta é: 1. Pessoa robusta e destra nas lutas, na Antiguidade clássica = LUTADOR; 2. Praticante de desporto, DESPORTISTA; 3. Praticante de qualquer disciplina do atletismo; e 4. Pessoa robusta ou muito valente.

Mas surge a dúvida, será que se resume só a isso? No dicionário é nítida uma tendência para a masculinidade e virilidade do sujeito homem, do corpo masculino dos soldados e atletas precedentes das olimpíadas da era moderna. Não!!! Considero que os significados acima não definam completamente a palavra atleta, mas sim a complementam! Atleta é aquele que pratica e treina algum desporto com objetivo de performance, ou seja, o alto rendimento, a busca pela superação dos seus próprios limites. E sim, talvez seu corpo se torne robusto, forte e com definição!

Porque falo isso? Pois se estamos em um grupo que busca por superação de limites e o alto rendimento, o assunto veio muito a calhar! Também me achei no direito de falar, pois estou à frente desse grupo e já venho vivenciando o esporte há mais tempo que a maioria dos que aqui estão, embora nunca tenha sido um atleta de sucesso, me comportei como tal durante a maior parte de minha vida!

Logo, tentem entender que o atleta é diferente, ele jamais será igual a uma pessoa comum. Não queiram nunca se comparar a qualquer pessoa, pois funcionamos completamente diferente, seja nas tarefas do dia a dia, ou seja no funcionamento fisiológico do nosso corpo, que muda completamente e foge dos padrões devido a sobrecarga de treino gerada todos os dias. Sim, infelizmente sim, atleta não é sinônimo de saúde, mas é sinônimo de abstinência, dedicação, disciplina, compromisso, respeito, humildade, coragem, ousadia, glórias e porque não, derrotas, desilusões e frustrações. Afinal, pra se chegar na vitória é preciso sofrer várias derrotas, pra se chegar no acerto é necessário cometer vários erros. 

A busca pela perfeição é o nosso lema e para isso, deixamos de fazer muitas coisas que uma pessoa “normal” faz sem remorso. Quem aqui nunca negou um convite de balada por que tinha um treino ou competição na manhã seguinte? Quem aqui deixou de brincar na rua porque tinha que fazer as tarefas escolares rapidamente para não se atrasar para o treino? Para os mais velhos, quantas cervejas foram negadas para não prejudicar o ciclo de treinamento? Quantas segundas chamadas tiveram que fazer no colégio devido a competições? Quantos dias se passaram rapidamente para dar conta de todas as obrigações de uma pessoa “normal” e mais as de um atleta? Quem, depois de um dia intenso de obrigações ainda não conseguiu dormir por causa de um treino intenso? Muitos aqui já passaram por pelo menos uma dessas situações, ou por todas elas!

Para um leigo ou pessoa “normal”, isso deve ser sinônimo de masoquismo! Pra que tanto sacrifício? Em troca de que? Deus, perdoai-vos, pois eles não sabem o que falam! O atleta sofre sim, não vou ser hipócrita e dizer que é um mar de rosas, porém, só uma atleta poderá sentir o amargo sabor de uma derrota e o saboroso sabor de uma vitória, só o atleta saberá explicar, ou talvez não, o êxtase de ter superado seus limites, só o atleta entenderá o quão é importante todas aquelas horas, dias, meses e anos dedicados naquele objetivo e no fim conquistá-lo, isso verdadeiramente não tem preço.   

Deixo um conselho para aqueles que ainda não entenderam o significado da palavra atleta, ainda dá tempo! Mas se você faz parte de uma equipe de atletas e não consegue vislumbrar a essência da coisa toda, você sempre fracassará e seus objetivos serão sempre distantes, e vai ser comum justificar seu fracasso a terceiros, mas tenha em mente que isso aqui descrito é a realidade, que é muito dura sim, mas é muito recompensadora. Serão horas, dias e meses de sofrimento e dedicação, para desfrutar de segundos ou minutos de glórias que se eternizarão. 

Por fim, digo que considero a nomenclatura atleta de alto rendimento errônea, pois se é atleta, está implícito que é de alto rendimento, o termo se torna redundante. Não existe atleta de fim de semana, atleta de férias ou atleta por hobby, atleta é atleta e só pode ser de alto rendimento. Todos os campeões tem esse significado em suas mentes e sabem, ou melhor, acreditam fielmente que todo sacrifício será recompensado. Talvez minhas palavras sejam esquecidas ou menosprezadas, pois afinal, não é uma personalidade do esporte que assina o texto, mas para aquele que tiver humildade de parar e refletir, terei atingido meu objetivo principal.

Jefferson de Sousa Lima
22 de dezembro de 2011

Nenhum comentário: