quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Norte-nordeste Adulto de Pólo Aquático

No fim de semana de 19 a 21 de setembro, aconteceu em Natal-RN, o Norte-nordeste Adulto de Pólo Aquático. O evento foi bacana, um dos mais nivelados que já participamos, não tivemos qualquer problema com nada, a única ressalva fica por conta do intervalo muito curto entre os jogos da manhã e os jogos da tarde.

Esse ano fomos com o time mais jovem em todas as nossas participações, tínhamos 5 jogadores estreando em campeonato adulto com uma média de idade de 15 anos. Sabíamos que nossa tarefa não seria nada fácil, já que a experiência é um fator decisivo num evento dessa importância e magnitude! A vaga para Liga Nacional era possível, porém pouco provável. Somado a nossa falta de experiência, pela primeira vez, jogamos com a regra nova, nem em treino tínhamos executado tais mudanças. Além disso, nosso principal e mais experiente jogador, acabou não  conseguindo liberação do trabalho para viajar!


O primeiro jogo era o mais importante, pois não poderíamos perder para a equipe do Pará A, mas erramos tudo que tínhamos direito, sofremos com a marcação de centro com um braço só e o time do Pará A foi extremamente eficiente em suas oportunidades. Ainda tentamos reagi no fim mas não deu! Perdemos por 15x11. 

Segundo jogo vencemos o time da ACEB por 16x13 e fomos para o jogo final da chave contra o Santa Marina com a obrigação de vencer! Porém, como o nosso time renovado, seria muito difícil, mesmo assim lutamos até o fim e fizemos nosso melhor jogo mesmo perdendo por 7x5.


Nos restou disputar o quinto lugar contra a Equipe do Pará B e vencemos por 19x9 fechando nossa participação em 5° lugar. Pela primeira vez não passamos as semifinais e desde 2009 não ficamos entre os 3 melhores da competição. No fim, valeu demais a experiência dos mais novos que vão para o interfederativo calejados. Nosso histórico na competição é o seguinte: 2009 ficamos em 4° lugar, 2010 fomos campeões (junto com Santa Maria-PE), 2011 fomos campeões, 2012 fomos 3° colocados, 2013 fomos vice-campeões e este ano fomos 5° colocado.


A equipe da Paraíba, com a vinda de dois jogadores estrangeiros, Léo Sotani e o goleiro Fábio Viloletti, ambos italianos e a volta de Léo Vergara, acabou superando todos os times e se sagrou campeã. Em segundo ficou a equipe do Amazonas com contou com reforço de dois jogadores de Bauru-SP. Essa vinda de jogadores de fora tem elevado muito o nível dos nossos campeonatos, mas ao mesmo tempo mascara um pouco a realidade de alguns times e no nosso caso, que não temos condições financeiras de fazer o mesmo, acabou se tornando mais um obstáculo para a nossa equipe. O norte-nordeste adulto perdeu um pouco da essência e está vencendo quem trás melhores jogadores de fora. Não achamos isso errado, mas  pelo o que vimos nos dois últimos anos, quem não trouxer ninguém de fora, já começa o campeonato perdendo. Nós já utilizamos essa regra no Norte-nordeste, porém foi trazendo um goleiro que foi formado por nós que atualmente se encontra no Paulistano. Sugiro que a CBDA desmembre o Norte-nordeste adulto da Liga Nacional, pois dessa forma, fica mais fácil cada clube trazer reforços dos próprios times do Brasil, além disso, bato novamente na tecla de que o evento classificatório da LIGA NACIONAL DIVISÃO I deveria reunir, os times do norte, nordeste, sul e centro-oeste num evento só e valendo 4 vagas. 

Resultado Final:

Campeão: Grêmio CIEF - PB (classificado pra Liga)
Vice-campeão: Amazonense - AM (classificado pra Liga)
Terceiro: Pará A
Quarto: Santa Maria - PE
Quinto: Náutico - CE
Sexto: Pará B
Sétimo: Aceb - BA
Oitavo: Natal - RN 

Nenhum comentário: