sexta-feira, 22 de junho de 2012

Clínica do Bárbaro + NNE sub-21

Dará-se início hoje no parque aquático do Náutico uma clínica com o Técnico Bárbaro Diaz, ex-centro da seleção cubana de pólo aquático e atual técnico do Clube Pinheiros e que por muito tempo foi técnico da seleção brasileira adulta.
Silmultaneamente a Clínica teremos o evento NNE de Pólo Aquático sub-21, que oficialmente foi cancelado por falta de número mínimo de equipes, mas como o pessoal de Amazonas já tinha comprado as passagens, resolvemos fazer em caráter extra oficial, porém dentro d'água vai ser final de Olimpíada, que é o que realmente importa, já que se trata das duas melhores equipes de base da região e os dois estados que mais investem no pólo aquático nas regiões Norte e nordeste.

Time sub-21 de 2011
Vale abrirmos um parágrafo para algo que vem acontecendo em nossos campeonatos regionais. De um tempo pra cá estamos percebendo que alguns estados estão ficando reféns de eventos que a CBDA banca boa parte dos custos, ou seja, a LIGA NACIONAL (quando foi paga em 2010) e o INTERFEDERATIVO (que ocorre todos os anos com custo FREE) são eventos que  todos os estados onde existe pólo sempre participam todos os anos, mas quando o evento não é bancado pela CBDA, só aparacem Náutico, Amazonense e o pessoal de Pernambuco quando tem time. Sem puxar sardinha pro nosso lado, mas se pararmos pra pensar os dois estados que enfrentam mais dificuldades são os que mais promovem o pólo aquático e que estão sempre presentes em todos os eventos, que no caso são Amazonense, que tem o problema da distância geografica (tudo é muito caro pra eles) e o Náutico que tem 90% de seus atletas adivindos de comunidades carentes de Fortaleza, que torna muitos fatores bem complicados para a prática do esporte. É uma pena um evento que em 2008 teve 8 times participantes esse ano se resuma a 2 times. O nosso pólo aquático está numa fase que depende muito mais do esforço pessoal de cada um e se isso não ocorrer, vai morrer. Natal é do lado e tem muitos praticantes, mas não vieram, João Pessoa também é pertinho e se teve time nos últimos 4 interfederativos não entendemos porque não time sub-21 a mesma coisa para o pessoal de Aracajú, que desde 2008, nunca mais participou de um avento sem ser pago pela CBDA. O pessoal de Recife sempre está presente, mas infelizmente esse ano não formaram time pra essa categoria. Então o problema é sério, me encomoda muito todos os anos vermos Boletins da CBDA informando concelamento de eventos NNE e nada é feito por ninguém pra mudar isso. Nós aqui seguimos o nosso caminho e sempre que pudermos vamos focar em eventos nacionais, pois no Norte e nordeste, cada vez mais a coisa se afunila apenas para Náutico e Amazonense com execeção do adulto, que ainda existe mais um time forte que é o Santa Maria-PE mas que mesmo assim está sem renovação.
Programação da Clínica 
 

Dia 22/06 (sexta)
18:30 as 20:00 Clínica
20:15 Jogo Nautico x Amazonense

Dia 23/06 (sábado)
8:30 as 10:00 Clínica
10:00 as 11:00 Jogo Nautico x Amazoense

Dia 23/06 (sábado) 
16:00 as 17:30 Clínica
17:30 as 18:30 Jogo Nautico x Amazonense
18:45 Encerramento

2 comentários:

caina90wp disse...

Pois é, Jefferson!

Concordo contigo e acredito que é por ai que nós iremos mesmo. Depois de tanto, aprendi que o problema é bem mais "embaixo". As federações "não tem" dinheiro, não temos treinadores, árbitros, atletas e.. (..) sumi. haehehhe

Aqui em Recife temos UM treinador, o Passarinho. Eu dou treino no Náutico e nós quebramos o galho, mas como também sou atleta e estudante, além de não ter muito tempo para abrir turmas de escolinha, etc., não passo muita credibilidade para novos praticantes. Desta forma, fica muito difícil fazer esse time do Náutico "vingar", mas este ano, como o NNE deve ser aqui, já estamos tentando mudar esse adulto, renová-lo. Ao mesmo tempo, confesso pra ti que eu, Cainã Ramos, 21 anos, há 8 praticante e há menos, bem menos, ATLETA de Polo Aquático, estou perdendo a vontade de jogar certos eventos. Parece que ficamos com o resto, com o que sobra, e as vezes com nada, como quase foi neste.

Acredito que, se eles decidirem por apoiar apenas a Seleção, vai ser o fim de tudo pra gente. Em Natal o pessoal alegou que não sabia do Torneio, acreditas neste nível de intercâmbio? Não falo da Paraíba por falta de propriedade. Nós só temos o Gabriel (93) e o Igor (94) em atividade para jogar esse torneio.

Não tem jeito, nosso esporte é caro e precisa de apoio, patrocínio, DINHEIRO - sem hipocrisias - para fazermos valer a pena investir nele e não em outros.

Passaria horas aqui escrevendo sobre esse assunto, pois está tudo bem na pontinha da lingua, ou melhor, da goela. Entretanto, não quero criar uma rotina de desabafos.

Apesar de comparecer a quase todos os eventos do NNE nos últimos anos, fico triste de não poder fazê-lo neste.

Abração, estamos juntos!

Jefferson Lima disse...

Pois Cainã, não quis falar desse detalhe do pessoal de Natal, mas já que você mencionou, realmente é complicado! O site da CBDA tá lá, ninguém entrou ontem no pólo e justificar dessa maneira estando há horas de distância é meio complicado mesmo!!! Só que que se piorar, por mais que eu dê o sangue com a molecada, se n tiver evento como vou motivá-los? Agora que é segundo do ano, vamos pro nosso 5° jogo do ano! Meus ex-atletas, Ronald, Johnny e até Alano que é recém chegado em São Paulo, já devem ter jogado só esse ano, o que a gente em dois ou três anos aqui! Fazer o que gente fez lá no brasileiro esse ano, considero quase que um milagre sei lá de que santo!!!