terça-feira, 29 de novembro de 2011

Liga Nacional, realmente é uma boa para times fora do Eixo RJ/SP?

Depois de tanto ler comentários anônimos (se é que pode ser levado em considreação) no BLOG TOUCA 14, que diga-se de passagem, há uns tempos atrás eu (Jefferson Lima) acessava na mesma frequência que acessava meus e-mails, mas que hoje vejo exporadicamente, pois só vemos intrigas, baixarias e discussões pouco embasadas, ou seja, vem perdendo credibiliadde pouco a pouco, e este blog (Leprentos Water Polo) afima ser totalmente contra comentários que ofendam pessoalmente alguém ou uma instituíção e comentários anônimos de qualquer natureza!

Pois vamos lá, resolvi escrever o que achamos de nossa partipação na Liga, bem como dos outros clubes fora do eixo, e se realmente nos engrandece e nos faz realemente evoluir!

Primeiro vamos falar um pouco de nossa realidade (tem gente LEIGA que vai falar que vamos nos fazer de coitados), em específico na realidade do pólo aquático do Ceará. Aqui o pólo deve ser 10x menos conhecido como esporte do que no eixo RJ/SP, é só ir na Beira Mar em frente o Náutico e fazer uma pesquisa, tenho certeza que de 100 pessoas umas 10 irão saber o que é pólo aquático. Só aí já encontramos uma grande barreira para trazer novos adeptos. Aqui, só temos o Náutico onde se pratica a madolidade pólo aquático, temos hoje 2 alunos na escolinha e cerca de 15 atletas e mais 5 masters.

No Norte-nordeste, tivemos esse ano um evento sub-21 masculino, um evento adulto masculino e vamos ter o Interfederativo sub-17 masculino (mais uma vez sem RJ/SP), ou seja, 3 eventos ano que darão em torno de 15 jogos oficiais por ano. Mesmo assim, começamos nossos treinos em Janeiro e terminamos em Dezembro, sem folga em julho (mas tem LEIGO que diz que a gente não treina). Pegando só a categoria adulto (referente a LIGA), tivemos 5 jogos oficiais antes de jogar a LIGA. Somando com a LIGA, tivemos 9 jogos no ano pela categoria adulto. Quando a gente fala que não tem intercâmbio e experiência e mesmo assim achamos que perder de 12x3 pro Flamengo ou 17x3 pro Botafogo é um resultado bom, tem gente que diz que é rídiculo, fazem chacota da gente e nos ofendem! Mas nunca levamos de 30 e nem vamos levar! 

Pois bem, aí vem a pergunta: Será que realmente é valido sair de Fortaleza pra perder todos os jogos e nem sequer ter uma dipusta? É, pensando pelo resultado e somente no resultado, não vejo vantagem em perder de 17, 20 ou até 30 (não é o nosso caso) de diferenaça. Fazendo uma analogia, o Brasil não deveria participar de mundial então? Acho que não é por aí! Porém, pelo lado experiência, vivência de jogo, contato, velocidade do jogo (time), intercâmbio com grandes jogadores, fazer parte do evento e etc, vale muito a pena sim! Creio que desde de 2010, quando fomos a primeira vez pra LIGA, houve sim uma evolução em nossa equipe, mas não suficiente ao ponto de nós evoluirmos para jogar de igual pra igual. Mas basta olhar pra nossa equipe desse ano! Hoje temos um time inferior  a de 2010, pois perdermos três jogadores pra times de SP e nossa base é toda de garotos de 94, 95 e 96 (verdinhos) e mesmo assim, os resultados foram melhores, isso implica dizer, que com o time do ano passado, teríamos evoluído bem mais, será que isso não se deve as nossas participações no eixo?

Li comentários do tipo: " O time do Ceará trouxe jogadores masters pra passear e gastar o dinheiro da CBDA". Como falei antes, temos 15 jogadores, dentre esses, 9 começaram a jogar "ontem"! Se vamos pra LIGA, temos que levar o que temos de melhor, não vamos pra bater recorde de gols sofridos, e se os mais velhos tem condições e ainda são melhores que os mais novos, tenho que levá-los. Mas os LEIGOS de plantão não entendem! Só criticam com exagerada arrogância de um DESENFORMADO e IGNORANTE. Levamos 16 atletas e dentre esses, 2 eram masters!

Aí vem outra pergunta: Será que essa forma de disputa é ideal para os times de fora do eixo? Também concordo que não é, mas é o que temos hoje e precisamos valorizar. A CBDA há dois anos atrás não incluia nenhum time de fora do eixo na LIGA, mas nos dois últimos anos nos incluiu! Pode até não ser a melhor proposta para nossa evolução, mas é melhor do que não participar e encerrar nosso ano (categoria adulto) em outubro. Mas ao mesmo tempo não podemos ficar todos os anos indo e não "dando jogo" com ninguém, como falei antes, a evolução acontece sim e nossa participação é valiosa, mas é muito lenta, precisamos de mais investimento! Precisamos de mais clínicas! Que tal jogadores do do eixo virem jogar eventos Norte-nordeste com despesas pagas pela CBDA? Cada clube receberia 2 jogadores por exemplo! Não seria caro! Mas que não fiquem só no período dos jogos, que eles cheguem uma semana antes para treinar com equipe pra passarem informações práticas. Aqui já aconteceu isso por inciativa própria de dois jogadores de nível, que foram Charuto e Henrique Muniz, ambos vieram de férias e deram uma clínica voluntária aqui, nós aprendemos muita coisa com eles e evoluímos muito! Que tal novamente ter uma série B, com os times da série A que não classificaram pra fase final descendo e jogando as finais da B? Como por exemplo Flamengo e Paineiras que devem ficar de fora esse ano!

Acho que a CBDA vem tentando nos incluir no processo e agradecemos muito por isso, mas entendemos que pode melhorar, sempre pode! Poderia ter uma reunião com cada representanre desses estados fora RJ/SP, e cada um falar suas dificuldades sem politicagem, com certeza vai ter muita problema em comum!

Pra encerrar, deixamos aqui um recado para os leigos de plantão! Nossa participação na Liga nos engrandece muito e é muito valiosa sim, pois enxergamos o esporte com os olhos de quem conhece a própria realidade, de quem sabe as dificuldades que temos que enfrentar todos os dias! E que mesmo assim, ano após ano, estamos sempre presentes nos eventos mais importantes e temos sempre jogadores sendo lembrados em convocações e por clubes de São Paulo! Nos conheça e depois nos critique!

Um comentário:

JOÃO GABRIEL disse...

É o tipo da coisa, se for pra comparar, sera também que vale a pena o brasil ta indo jogar na Europa pra ta tomando goleadas por cima de goleada e brigando com Uzbequistão, irã ou japão de igual pra igual, se pensar por esse lado é vergonhoso, vendo em questão de poder aquisitivo ou condições, por isso nos podemos comparar do mesmo jeito, se esse intercambio parar de acontecer, não tem como ter uma evolução, a final todo mundo precisa de jogos de alto nível pra ter uma evolução, mesmo que tenham treinos muito intensos sem ter ritimo de jogo em alto nível, não tem como um dia alcançar o eixo. Uma boa sugestão seria fazer pelo menos um campeonato brasileiro por ano, que seja de base ou adulto no nordeste, atraindo mídia e novos adeptos, com isso atrairia patrocinadores, incentivando todos.