quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Londres 2012 - Quartas de final (maasculino)

Fonte POTOFF

A partida entre Espanha x Montenegro começou muito parelha, com as duas equipes se alternando na liderança do placar, porém, do 2º quarto até o final do 3º, o aproveitamento nas jogadas de H+ começou a pesar a favor de Montenegro (nesse período a equipe espanhola desperdiçou nove H+). No início do último quarto, a vantagem montenegrina era de 4 gols (10 a 6), mas dessa vez quem parou de marcar gols foi a seleção de Montenegro e, faltando 2 minutos para o final, a Espanha voltou pro jogo ao diminuir o placar para 9 a 10. Contudo, no ataque seguinte, em mais uma jogada de H+, Montenegro definiu a partida. Destaque para Zlokovic, autor de 4 gols, três deles em jogadas no pau-do-gol.
A soberba da Sérvia quase proporcionou a 1ª grande surpresa do polo aquático nessesJogos Olímpicos. Depois de abrir 2 a 0 logo no início, os sérvios simplesmente pararam de jogar. A Austrália, que tinha a mesma proposta do jogo contra a Grécia, qual seja, uma marcação por pressão bastante agressiva e a saída veloz para o ataque, virou o jogo ainda no 1º quarto e fechou o 2º quarto com 7 a 4 no placar. Os sérvios demoraram para voltar pro jogo, surpresos com a situação, passaram a errar muito no ataque e o 3º quarto terminou 8 a 6 para a Austrália. No último quarto, finalmente a Sérvia botou em prática seus estilo de jogo, isto é, um jogo extremamente físico, muitas vezes ríspido e bastante agressivo, tanto na defesa, quanto no ataque, e os australianos não conseguiram mais jogar. Resultado, 5 a 0 para a Sérvia no 4º quarto e 11 a 8 no placar final.
Itália x Hungria foi um jogo espetacular. A Hungria entrou com a mesma marcação triangular que anulou o ataque dos EUA, mas o problema dos húngaros no jogo de hoje, foi que a Itália tem arremessadores melhores do que os EUA. Felugo, Pérez e Figlioli acertaram arremessos de longa distância que colocaram a Itália na frente ao final do 2º quarto: 5 a 4. No 3º quarto, a principal característica da equipe italiana sob o comando de Campagna apareceu, uma defesa fortíssima, que se movimenta com muita rapidez, e a Itália aumentou a vantagem para 8 a 5. No último quarto a Hungria foi para o tudo ou nada, marcando pressão e atacando com dois centros, conseguiu, por duas vezes, diminuir a diferença para apenas um gol, mas um arremesso de Felugo, dos 7 metros, quando faltavam 58 segundos para o final, praticamente decidiu o jogo. Os húngaros ainda diminuíram com Madaras, mas na tentativa de recuperar a bola, provocaram mais uma expulsão. No último segundo, Presciutti ainda teve tempo para marcar mais um gol: 11 a 9 para a Itália. Com esse resultado, chega ao fim a trajetória de uma das mais talentosas gerações húngara, tricampeã olímpica. Na sexta-feira, Itália e Sérvia reeditam a final do Mundial de Xangai em uma das semifinais.
No último jogo do dia, a Croácia passou sem grandes sustos pelos EUA  e se garantiu nas semifinais. Os dois finalistas de Pequim 2008, Hungria e EUA, estão fora da briga por medalhas. As duas maiores dificuldades dos EUA contra a Croácia foram que o ataque norte-americano com Ryan Bailey é uma coisa, sem ele é outra, bem mais fraco. Só que Bailey é um veterano, de 37 anos, que está se despedindo da seleção norte-americana. A outra dificuldade, a principal delas, foi passar pelos braços croatas. Foi simplesmente absurdo o número de arremessos dos EUA que pararam no bloqueio, bateram na trave ou foram defendidos por Pavic. A partir de um determinado momento ficou visível o constrangimento dos atacantes norte-americanos a cada jogada de H+ desperdiçada (foi apenas um gol em 16 H+). Em contrapartida, os arremessos croatas passavam sem problemas pelo bloqueio dos EUA. Depois de abrir 5 a 0 ao final do 2º quarto, a Croácia pôde botar em prática seu estilo mais pesado, sem muita movimentação e foi administrando o jogo até o final.


 Quartas-de-final 
Espanha 9 Montenegro 11
(4-4, 1-3, 1-3, 3-1)
Gols Espanha: Minguell (2), Valles (2), Martin, Pérez, Mallarach, Perrone e Garcia.
Gols Montenegro: Zlokovic (4), M. Janovic (2), N. Janovic, Ivovic, Brguljan, Paskovic e Draskovic.

Austrália 8 Sérvia 11
(3-2, 4-2, 1-2, 0-5)
Gols Austrália: Campbell (2), Beadsworth (2), Howden, Whalan, Cleland e Miller.
Gols Sérvia: Filipovic (3), Prlainovic (2), Gocic (2), Aleksic, Mitrovic, Udovicic e Pijetlovic.

Itália 11 Hungria 9
(2-2, 3-2, 3-1, 3-4)
Gols Itália: Felugo (3), Presciutti (3), Figlioli (3), Pérez e Giorgetti.
Gols Hungria: Madaras (3), Kasas (2), De. Varga (2), Da. Varga e Biros.

Croácia 8 EUA 2
(2-0, 3-0, 2-2, 1-0)
Gols Croácia: Buric (2), Boskovic (2), Obradovic (2), Sukno e Barac.
Gols EUA: Bailey e Varellas.


Semifinais - 10/08
Croácia x Montenegro
Sérvia x Itália

Disputa de 5º a 6º lugar
Espanha x EUA
Hungria x Austrália

Nenhum comentário: