segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Saiu no POTOFF

FORMA DE DISPUTA DA IV LIGA NACIONAL

Em virtude da disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, na segunda quinzena de outubro, a quarta edição da Liga Nacional sofreu alterações no seu formato, sendo a principal delas, a redução da duração do campeonato e do número de jogos. O Conselho Técnico do Polo Aquático, composto pelos técnicos dos principais clubes do Brasil e pelo Supervisor Técnico das Seleções (veja aqui a composição do Conselho), havia feito uma proposta de formato para 2011 e, segundo informações do blog do Fluminense, essa proposta foi aceita pela direção da CBDA. Esse ano, portanto, a Liga terá cerca de um mês de duração, começando em novembro e terminando no dia 18 de dezembro. Veja abaixo como ficou a fórmula de disputa.

Fase Regional
Rio de Janeiro: Botafogo, Flamengo, Fluminense, Tijuca, Náutico (CE) e Curitibano (PR) serão divididos em dois grupos de 3 equipes cada. As equipes jogarão dentro dos seus grupos e as duas primeiras colocadas de cada grupo avançarão às semifinais. As 3 primeiras se classificam para a Fase Nacional.
São Paulo: Hebraica, Paineiras, Paulistano, Pinheiros, SESI, APAUFSC (SC) e Amazonense (AM) serão divididos em 2 grupos (um com quatro, outro com 3 times). As equipes jogarão dentro dos seus grupos e as duas primeiras colocadas de cada grupo avançarão às semifinais. As 3 primeiras se classificam para a Fase Nacional.

Fase Nacional
Os seis classificados da Fase Regional se enfrentarão em turno e returno, em quatro finais de semana.

Fase Final
As quatro equipes primeiro colocadas na Fase Nacional farão as semifinais (1º x 4º, 2º x 3º), em dois jogos. As equipes com melhor campanha na fase anterior jogam com a vantagem do empate.
A final será disputada em jogo único, sem vantagem para nenhuma equipe (em caso de empate, prorrogação e pênaltis).

OBS.: a reunião para a confecção da tabela está marcada para a próxima quinta-feira, 13/10, às 15h, na sede da CBDA.

Nenhum comentário: