terça-feira, 25 de maio de 2010

Leprentos no Brasileiro sub-19, Resumo!

Em pé da esquerda para direita: Jefferson Lima (coach), Caiky #5, Gabriel #3, Johnny #11, Ronald #1, Igor #6 e João Filho (Auxíliar). Sentados na mesma ordem: Natan #7, Abreu #2, Israel #8, James #10 e "Obama" #12.


Estivemos em São Paulo nos dias 19 a 23 de maio para disputar, pela segunda vez na história, o brasileiro sub-19 de pólo aquático. Mais uma vez, apenas o Náutico, era o único clube presente no evento que não vinha do Eixo RJ/SP. O evento contou com os times de São Paulo (Sesi, Paineiras, Pinheiros, Paulistano e Jundiaiense), além dos times do Rio (Tijuca, Fluminense e Botafogo). No total, tivemos um evento com 9 times.



Nós caímos na chave de Sesi, Paulistano, Botafogo e Tijuca. Infelizmente não tivemos muita sorte, pois a nossa chave foi a mais forte, saindo dela, o campeão e o vice-campeão do evento.



O nosso 1º jogo foi contra o Paulistano no próprio clube Paulistano. Nesse jogo, confesso que o frio foi nosso maior adversário, fazia um frio de 15 graus e o aquecedor da piscina não dava conta do recado. Nosso time teve muita dificuldade de jogar devido a água gelada e o adversário já estava bem acostumado com essa situação. Mesmo assim fizemos um jogo duro, foi o tempo inteiro disputado, quando o resultado estava 5x4 para eles (no último quarto do jogo), nós perdemos o nosso melhor jogador da partida e o nosso time sentiu muito a falta dele e o cansaço dominou a gente, perdemos no fim por 8x4.



No 2º jogo enfrentamos a equipe do Tijuca (vice-campeã do evento), jogamos bem, dessa vez o frio era bem menor, pois a psicina do Paineiras tinha um aquecedor que funcionava. Porém o adversário era bem melhor e fizemos o que podemos, no fim perdemos pelo placar de 10x5.



No 3º jogo, enfrentamos a equipe do botafogo, esse foi um jogo muito bom, onde os meninos encararam o Botafogo de igual pra igual e foram pra cima do adversário. Infelizmente a nossa falta de experiência (intercâmbio) fez a diferença na partida. A nosso time tecnicamente não deve muito a nenhum time de lá (exceção do Sesi), porém taticamente, ainda ficamos um pouco atrás por causa da falta de intercâmbio. Resultado, nós ainda cometemos mais erros bobos que os adversários do Eixo RJ/SP, e esses erros, geram gols de presente para eles. No fim o Botafogo venceu a gente por 9x5. Mas foi um jogo que a gente saiu com uma sensação de que dava pra empatar ou até vencer, sofremos cerca de 4 gols só de falhas muito bobas.



No 4º jogo, enfretamos o fortíssimo SESI-SP, vale lembrar que esse time é diferente de todos os outros, pois é o único time onde comissão técnica e jogadores são profissionais. Temos exemplos de jogadores com 17 anos ganhando 2 mil reais por mês, isso é irreal em nosso esporte. Nesse ano o SESI contratou os melhores (titulares) jagadores da Seleção Brasileira Júnior, ou seja, enfrentar o SESI hoje é praticamente a mesma coisa de enfrentar a seleção brasileira júnior. Não tínhamos muito o que fazer, a nossa intenção era tomar o menor número de gols possíveis sem deixar de atacar. No fim perdemos por 18x1, mas essa foi a média de gols sofridos pelos adversários também. O paulistano perdeu por 20x2, o botafogo perdeu por 16x2, ....



Com o fim da primeira fase, ficamos em 5º lugar do grupo e fomos disputar a 7º, 8º e 9º colocações do evento, através de um triangular contra Paulistano e Jundiaiense. Como já tinhamos jogado contra o Paulistano no nosso primeiro jogo, esse resultado já contou para o triangular final. Então só nos restava mais um jogo contra a equipe do Jundiaense para tentar o 7º lugar ou no mínimo o 8º lugar.



Focamos muito esse jogo, motivei o máximo que podia os meninos, coloquei na cabeça deles que esse seria o jogo mais importante da nossa vida, além de poder vencer pela primeira vez um time o Eixo RJ/SP, poderíamos disputar colocações mais acima. O jogo foi super disputado e nós comandamos o placar o tempo inteiro, sempre um gol na frente, mas no último quarto demos uma bobeada e o Jundiaense virou para 3x2, confesso que nessa hora me deu um frio na barriga muito grande e fiquei muito tenso, faltava pouco tempo e sentia que o sonho de vencer estava indo embora. Mas os meninos tiraram muita raça e superação não sei de onde, foram atrás do resultado, viraram imediatamente a partida e a gente fechou a partida em 6x4.



Depois da combinação de resultados, conquistamos a 8º colocação e com uma vitória inédita em toda a história do nosso esporte aqui no estado.



Resultado Final:



Campeão - SESI-SP

Vice-Campeão - Tijuca

3º - Fluminense

4º - Paineiras

5º - Botafogo

6º - Pinheiros

7º - Paulistano

8º - Náutico

9º - Jundiaiense



Nosso goleiro Ronald Leandro dos Santos, mais uma vez, fez um campeonato impecável, eu particularmente nunca o vi defender tão bem, além do nosso jogador Francisco Natanael (Natan), que ditou o rítmo do nosso time em todas as partidas, além de ter sido impecável na defesa, foi junto com o Ronald, os maiores destaques do nosso time. Ambos foram elogiados por todos os representantes da CBDA e por muitos técnicos dos outros times. Ambos tem grandes chances de serem convocados para a seleção júnior que disputará o Pan Americano nos Estados Unidos.



Em termos de resultado, nosso desempenho foi fantástico, pois se ano passado nós não conseguíamos perder por uma diferença menor do que 9 gols, este ano a coisa foi bem diferente, com execeção do SESI, todos os outros jogos foram bem disputados e duros, e pra ganhar do Náutico, os times tiveram que ralar um pouco. O supervisor de pólo aquático da CBDA, Sr, Ricardo Cabral, coversou comigo e disse que o nosso time criou uma imagem muito boa no brasil inteiro, a gente criou uma imagem de que é possível se chegar longe mesmo estando longe de um grande centro de treinamento do esporte, falou que somos um exemplo de como se pode atingir um alto nível de competitividade fazendo um ótimo trabalho de forma séria e compromissada, porém sem muito recurso.



Esses garotos honraram as cores verde e branco do clube de forma impecável, e o melhor de tudo, é sair de lá com a sensação de que se a gente tiver mais chances como essa, em pouco tempo nós estaremos subindo cada vez mais na classificação, e isso poderia ter acontecido já nesse campeonato, se nós tivéssimos caído na outra chave, mas foi tudo muito bom, não temos do que reclamar.



Pra encerrar, quero agradecer, em nome de todos os nossos jogodores, ao Náutico, que sempre foi solícito a todos os nossos pedidos e que desde o começo vem acreditando no nosso trabalho e nos ajudando a crescer cada vez mais, fazendo o clube e o nosso estado serem, talvez, a maior referência no esporte fora do eixo RJ/SP.



Parabéns especial aos meus grandes jogadores!

Um comentário:

Unknown disse...

Galera,parabéns pelo campeonato e tudo que vocês vem conquistando! Essa vitória é muito importante para todo o Nordeste!
Nos veremos em Manáus.
abraço

José Moura