terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Pólo Aquático e o Dartfish

Ano passado, ao realizar meu trabalho (monografia) de conclusão de curso de pós-graduação em Treinamento Desportivo, fiz um estudo sobre biomecânica envolvendo análise Cinemática do Chute dos nossos jogadores do Náutico. Neste trabalho conheci o softwere DARTFISH, onde utilizei para mensurar, ângulos, velocidade média, análisar os movimentos detalhadamente e sobrepor imagens. Fiquei feliz em saber que a CBDA investiu nesse progroma para melhor desenvolver o pólo aquático.
Segue abaixo a notícia divulgada no site da CBDA:



Pólo Aquático brasileiro começa a usar o Dartfish, técnica que faz sucesso nos Jogos de Vancouver

19/02/2010Rio de Janeiro/RJ – Chegou a vez do pólo aquático brasileiro entrar com força em 2010 na era da tecnologia esportiva. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos adquiriu, com recursos, dos Correios, dois programas ‘Dartfish’. O software de biomecânica é usado pelas principais equipes do mundo e está em plena ação nos Jogos Olímpicos de Vancouver, no Canadá, tendo sido tema de matéria do jornal New York Times, no último dia 11.

O programa capta imagens com tamanha precisão que possibilita análises táticas e um tratamento estatístico das ações de jogo. O Dartfish, que é de uma companhia Suíça, já é usado por entidades como a USA Volleyball e a USA Gymnastics. No Brasil também já é usado por equipes de basquete, judô e futebol entre outros. Na CBDA, a natação tem um programa avançado de biomecânica desde 2002.

O primeiro contato com o novo equipamento foi feito nesta sexta-feira, 19/02, na sede da CBDA, com o prof. Guilherme Tucher, mestre em educação física e professor da FAMINAS e da FUNITA. Nos próximos dias 26 e 28/02, na piscina do Parque Aquático Júlio de Lamare, ele mostrará o equipamento e suas aplicações aos técnicos de pólo aquático, durante o treinamento da seleção brasileira.

O prof. Guilherme será integrado à Comissão Técnica e coordenará a equipe multidisciplinar que atuará em conjunto com o coordenador médico da modalidade, Dr. Claudio Cardone, e o coordenador geral de preparação física, Prof. Willian Manso.

Segundo o professor Ricardo Cabral, supervisor técnico de pólo aquático da CBDA, esta é a primeira ação da instituição no ano de 2010 para o desenvolvimento do esporte e representará uma mudança de página para a modalidade no país.

A CBDA também está atuando para capacitar os árbitros de pólo aquático. Logo no início de março, nos dias 4, 5 e 6, será realizado o curso anual em conjunto com a Federação Aquática do Rio de Janeiro para formação de oficiais de arbitragem para a modalidade, aberto aos profissionais de educação física e demais interessados pelo esporte.

Atenciosamente,

Eliana Alves / Souza Santos
Assessoria de Imprensa da CBDA
ENTER Assessoria
imprensa@cbda.org.br

Nenhum comentário: