sábado, 15 de março de 2008

Ciência e o esporte!

Esse ano começamos com uma nova proposta, tentando aliar os recursos científicos aos nossos treinamentos, prescrevendo e planejando os treinos de acordo com as competições, e introduzindo avaliações físicas e nutricionais no decorrer do ano, mais precisamente de 45 em 45 dias. Um grande problema da nossa equipe é a falta de patrocínio e o baixo poder aquisitivo de nossos atletas, pois a maioria são advindos de famílias de baixa renda. Porém, isso não é empecilho pra quem tem vontade de fazer algo benéfico e não espera as coisas acontecerem.



Teste para medir VO2máx em repouso com POLAR RS200 (wonwindex)

Em parceria com a nutricionista e mestranda em Ciências Fisiológicas (irmã de quem vos fala), Raquel Lima, nossos atletas estão seguindo dietas, feitas sobre medida levando em consideração o que cada um já vem comendo diariamente, somente mudando em quantidades, ou seja, sem fugir da realidade.

Na parte de avaliação física, nós coletamos dados antropométricos (peso, altura e percentual de gordura), VO2máx, envergadura, teste de potência dentro d'água, níveis de pressão arterial, frequência basal, frequência máxima, dicas de hidratação, entre outras coisas.




Medindo as dobras cutâneas para verificar o % de gordura.

Até agora o resultado está sendo muito bom, e já podemos coletar dados bem interessantes sobre os leprentos e sobre o time em sua totalidade. No final do ano pretendemos fazer um levantamento anual, traduzido em gráficos.

Agora é esperar se a receita dará certo!

Nenhum comentário: